Espiritualidade

Somos uma comunidade de aliança, formada por homens e mulheres, casados, solteiros e viúvos, onde cada membro vive seus compromissos familiares, profissionais, sociais e religiosos, de acordo com o próprio estado de vida, de forma independente, no entanto, dedicamos uma parte do nosso tempo, para assumir um compromisso de vida comunitária e fraterna, nos doando ao serviço de evangelização das famílias.
Buscamos reproduzir em nossas atividades diárias, os hábitos e experiências vividas pela Sagrada Família de Nazaré. O ponto central da nossa espiritualidade, está em fazer a experiência com a pessoa de Jesus Cristo, que nasceu, viveu, cresceu e foi formado dentro de uma família humana.
Em todas as atividades e momentos de oração propostos pela comunidade, somos chamados à fazer a experiência de Jesus, Maria e José dentro de casa, tornando-nos assim uma pequena igreja doméstica, um lugar de adoração, de vida plena, um ninho de amor, um santuário lar e ao mesmo tempo uma luz para nações.


"E a estrela que tinham visto no Oriente ia à frente deles, até parar sobre o lugar onde estava o menino. Ao observarem a estrela, os magos sentiram uma alegria muito grande. Quando entraram na casa, viram o menino com Maria, sua mãe. Ajoelharam-se diante dele e o adoraram." Mateus 2, 9b-11b

Entendendo que a espiritualidade dentro de um carisma, tem como objetivo principal, ser o caminho de crescimento espiritual para santificação dos seus vocacionados, olhamos para a nossa espiritualidade como degraus que devemos subir, para alcançar os bens eternos e o cumprimento das promessas de Deus para nós.
Portanto, para corresponder de forma autêntica ao chamado, que Deus fez à Comunidade de Aliança Família de Nazaré, buscamos permanecer na presença de Deus, caminhando à luz da sua Palavra e sempre em comunhão com a Igreja. Para isso, utilizamos algumas práticas espirituais oferecidas pela igreja católica, que nos auxiliam no cumprimento da nossa missão.

Adoração Eucarística

Se colocar aos pés de Jesus Cristo, que está vivo e realmente presente na eucaristia, como único Senhor e salvador da nossa vida, para adorá-lo, amá-lo, ouvi-lo e buscar colocar em prática, durante o mês, tudo o que Ele nos orientar através da Sua Palavra, que é comunicada pela ação do Espírito Santo, nas diversas formas que o carisma da comunidade se manifesta, para nos revelar a vontade de Deus na nossa vida. 

Ofício da Imaculada Conceição

Colocar toda a nossa família sob a proteção de Maria, a Imaculada, para que durante todo o mês sejamos protegidos contra todo tipo de mal, e possamos permanecer firmes no amor de Deus, que nos une através do amor conjugal e dos relacionamentos familiares, para que possamos ser uma família cristã autêntica, uma verdadeira Igreja Doméstica, que gera, sustenta, ensina e envia os seus filhos para anunciar o Reino de Deus no mundo.

Leitura e meditação da palavra

Se alimentar e ser conduzido pela Palavra de Deus, que é alimento para a nossa alma e luz para nossos pés. Conhecer as promessas de Deus e seus ensinamentos, para procurar colocar em prática durante o nosso dia.

Terço Mariano

Se colocar no colo de Maria Santíssima, Mãe de Deus e Nossa Mãe, como filhos que precisam todos os dias; aprender com a Mãe do céu, conhecer a vontade de Deus, para realizá-la em nossa vida; permanecer na presença do seu filho Jesus Cristo e ser conduzidos pelo Espírito Santo, seu esposo, em tudo o que fizermos.

Terço da Misericórdia

Apresentar ao Pai misericordioso, através de Jesus Cristo, todas as pessoas que necessitam de oração, para que sejam lavadas em seu preciosíssimo sangue, que foi derramado por nós e pelo mundo inteiro na cruz.

Santa Missa

Participar de forma concreta e plena do corpo místico de Cristo e estar em comunhão com todo o povo de Deus, que caminha rumo à terra prometida. A Santa missa é o grande momento de abastecimento e impulso para os membros da comunidade. É a oportunidade de alimentar nossa alma e estabelecer uma comunhão profunda com o Senhor, na eucaristia.

Oração antes das refeições

Apresentar à Deus os alimentos, sinais da providência divina e fruto do trabalho de nossas mãos, para que sejam abençoados e possam servir de alimento purificado para nosso corpo que é templo do Espírito Santo.

Jejum e abstinência

Exercitar o autocontrole, para uma vida equilibrada - corpo, alma e espírito. Mortificar o nosso corpo e controlar nossos impulsos, em vistas de um crescimento espiritual.